nova resolução

Alterada resolução do Programa de Monitoria da UFG

Novo documento proporciona mais autonomia do Programa de Monitoria para as Regionais

Foi aprovada no início do mês a nova resolução do Programa de Monitoria dos cursos de Graduação da UFG (Res. CEPEC n.1418/2016). As principais modificações foram a criação das Comissões Regionais de Monitoria (Catalão, Goiânia, Goiás e Jataí) e a Coordenação Geral de Monitoria (CGM).

O coordenador Geral do Programa de Monitoria, pró-tempore, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), professor Lawrence Gonzaga, destacou que a alteração na resolução vai ao encontro das diretrizes do Estatuto e Regimento Geral da UFG, aprovado em 2015. “A criação das comissões regionais de monitoria zelam pela autonomia das Regionais e dá o respaldo necessário para o desenvolvimento dos trabalhos de maneira descentralizada”, destacou.

Com estas modificações, professores orientadores, monitores e as próprias coordenações de monitoria poderão se reportar diretamente a comissão de monitoria de sua Regional. Essas coordenações serão responsáveis ainda por definir critérios de distribuição de vagas e de elaborar o edital do processo seletivo. Com a nova resolução caberá a Coordenação Geral de Monitoria acompanhar e discutir a política de monitoria na UFG, além da realizar a promoção de seminários para avaliar os processos que envolvem o programa.

Programa de Monitoria

O programa de monitoria da UFG permite a participação por duas modalidades: Monitoria com bolsa e voluntária. Nas duas condições permitem aos estudantes de graduação ampliar a participação em atividades referentes ao ensino e a aprendizagem na universidade. Ao ser monitor de uma determinada disciplina o estudante aprofunda seus conhecimentos teóricos e práticos ao mesmo tempo em que contribui para a sua permanência no curso. Atualmente, cada unidade acadêmica ou unidade especial de ensino é responsável por divulgar as normas complementares ao edital publicado pelas Comissões Regionais de Monitoria e realizar a seleção de seus monitores.

Texto: Caroline Pires

Fonte : Ascom/UFG