Ufg logo
prograd
nova resolução

Alterada resolução do Programa de Monitoria da UFG

Novo documento proporciona mais autonomia do Programa de Monitoria para as Regionais

Foi aprovada no início do mês a nova resolução do Programa de Monitoria dos cursos de Graduação da UFG (Res. CEPEC n.1418/2016). As principais modificações foram a criação das Comissões Regionais de Monitoria (Catalão, Goiânia, Goiás e Jataí) e a Coordenação Geral de Monitoria (CGM).

O coordenador Geral do Programa de Monitoria, pró-tempore, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), professor Lawrence Gonzaga, destacou que a alteração na resolução vai ao encontro das diretrizes do Estatuto e Regimento Geral da UFG, aprovado em 2015. “A criação das comissões regionais de monitoria zelam pela autonomia das Regionais e dá o respaldo necessário para o desenvolvimento dos trabalhos de maneira descentralizada”, destacou.

Com estas modificações, professores orientadores, monitores e as próprias coordenações de monitoria poderão se reportar diretamente a comissão de monitoria de sua Regional. Essas coordenações serão responsáveis ainda por definir critérios de distribuição de vagas e de elaborar o edital do processo seletivo. Com a nova resolução caberá a Coordenação Geral de Monitoria acompanhar e discutir a política de monitoria na UFG, além da realizar a promoção de seminários para avaliar os processos que envolvem o programa.

Programa de Monitoria

O programa de monitoria da UFG permite a participação por duas modalidades: Monitoria com bolsa e voluntária. Nas duas condições permitem aos estudantes de graduação ampliar a participação em atividades referentes ao ensino e a aprendizagem na universidade. Ao ser monitor de uma determinada disciplina o estudante aprofunda seus conhecimentos teóricos e práticos ao mesmo tempo em que contribui para a sua permanência no curso. Atualmente, cada unidade acadêmica ou unidade especial de ensino é responsável por divulgar as normas complementares ao edital publicado pelas Comissões Regionais de Monitoria e realizar a seleção de seus monitores.

Texto: Caroline Pires

Fonte : Ascom/UFG